Por que o profisional de TI deve estudar segurança?

Por que o profisional de TI deve estudar seguranša?
O crescimento da área de TI causou um problema muito grave, a falta de profissionais realmente capacitados, pois a demanda do mercado é maior que a quantidade de profissionais disponíveis, isto gera profissionais sem capacitação e conhecimento incluídos do mercado de trabalho. Mas qual a relação disto com Segurança?

 Veja o número de portais de internet vulneráveis, o número de softwares vulneráveis, poucos desenvolvedores se preocupam com a questão da segurança, simplesmente jogam a responsabilidade para o usuário ou o servidor. O conhecimento em segurança da informação é indispensável para qualquer profissional da área de TI, seja ele desenvolvedor ou educador.
 Imagina um engenheiro que não se preocupa com a segurança de sua construção, um médico que não da importância para a segurança de uma cirurgia, porque em TI deveria ser diferente?
  Veja o que está acontecendo do mundo, (a chamada "guerra cibernética") por mais simples que seja, ainda não existe solução para o problema.
  Outro conceito errôneo é o fato de pensar que sua segurança na web está ligada apenas ao seu comportamento, se esquecendo que você está interagindo com máquinas que estão longe de ser 100% seguras, mesmo com um comportamento impecável você pode ser vítima de worm hospedado em seu site de confiança.
 Apesar de não parecer, o computador ainda é algo novo na humanidade e ainda estamos aprendendo a conviver com sua importância, certamente os profissionais mais qualificados e mais atentos terão muito mais chances de sucesso.

  • 15/12/2010

  • by Insecuritynet

Compartilhar

logo