Quantos IPs seu computador possui neste momento?

Quantos IPs seu computador possui neste momento?
Nesta matéria vamos aprender sobre os vários endereços IPs de nosso computador, não temos apenas um IP, veja como descobrir todos e para que serve cada um. Baixe o IP View (gratuito).

Endereço IP:
Primeiro vamos entender o que é um IP.
IP é como se fosse o RG de seu computador, certo?
Não exatamente, esta analogia muito comum possui um erro: A gente tem apenas somente um RG, não apresentamos um RG para sua cidade e outro RG diferente para outro estado. O IP é totalmente diferente disto.
A identificação de sua máquina através de um endereço IP depende do ponto de vista de quem irá localizar.
Se você quiser saber o endereço de sua máquina do ponto de vista de sua própria máquina será um endereço IP, o endereço a partir de uma outra máquina em sua rede doméstica será outro IP e a partir de um outro computador na internet será outro IP.
Portanto se você é um usuário comum com um rede doméstica em sua casa com um roteador e conectado na internet você já tem no mínimo três IPs diferentes.
Veja na tabela abaixo, a descrição, para que serve e como visualizar cada um destes IPs.

Descrição Para que serve Como Localizar
IP Loopback
Localização do seu computador de ponto de vista de seu próprio computador. Tudo que for enviado para este IP será recebido pela própria máquina que enviou, não tem como usar o IP Loopback para conectar em uma máquina externa. O navegador de Internet pode criar conexões com o próprio computador.
 desenvolvedores Web geralmente instalam servidores em seu computador de forma que outras pessoas não tenham acesso.
Abra o Prompt de comando e digite:
ping localhost
O IP retornado será o Loopback.
IP Privado
Localização do seu computador de ponto de vista de sua rede privada. Quando um dado é enviado para este IP somente chegará ao destino se quem enviou estiver em sua mesma rede privada.  Usado em redes domésticas, corporativas, redes wi-fi , etc.
Com a distribuição deste tipo de IP é possível fazer com que vários computadores conectem à internet usando apenas um modem. 
Abra o Prompt de comando e digite ipconfig.
se você não fazer parte de uma rede privada (conectado diretamente no modem) provavelmente o IP retornado será o IP público.
IP Público
Localização do seu computador de ponto de vista da internet, qualquer dado enviado para este IP chegará ao seu modem, isto significa que se você estiver conectado diretamente no seu modem chegará ao seu computador, caso você esteja em uma rede privada este IP é utilizado por todos os computadores da rede. Este IP serve para conectar você a Internet, é sua identificação na Internet. Se você estiver em uma rede privada, mesmo atrás de um simples roteador o comando "ipconfig" não irá retornar o IP público, por isto o mais indicado é você utilizar um software ou serviço externo para isto. Você poderá ver seu IP público na seguinte página: Meu IP

Programa para visualizar seus endereços IPs.
Desenvolvemos um pequeno programa especialmente para esta matéria.
Baixe o IP View Insecuritynet, é um simples programa que não requer configuração e totalmente gratuito.



 Download - IP Viewe Insecuritynet
S.O: Windows XP/7/8
Formato: RAR
Tamanho: 1,3 KB

Analizando as conexões de seu computador e relacionando com os tipos de IPs.

Comando netstat -n



Conexões no IP Loopback temos:
Endereço local: 127.0.0.1 e Endereço externo: 127.0.0.1

Conexões no IP público temos:
Endereço local: 192.168.0.101 e endereço externo: vários IPs.
Note que algo parece errado (Endereço local: 192.168.0.101) deveria ser o IP publico e este é o privado.
Isto acontece porque nesta conexão o PC está ligado ao roteador e um Gateway para compartilhar a internet. sendo assim o computador não tem "visão" do IP público que é substituído pelo privado no Gateway, por este motivo o IP público não é mostrado no comando ipconfig.
Sabemos que é uma conexão baseada no IP público porque os endereços externos são sites (veja as portas 80 e 443), os dados são enviados para o o modem e o roteador que envia os pacotes para seu computador na rede. O servidores dos sites não tem a "visão" de nossa rede doméstica.

Conexões no IP privado temos:
Endereço externo: 192.168.0.103 que está na mesma faixa de IP de meu IP privado (no caso 192.168.0.101).
A porta local é a 135 que é relacionada a compartilhamento de arquivos e impressoras.

Vale ressaltar que este tutorial foi feito com um  computador com apenas um adaptador de rede, sem utilizar virtualização, onde nestas situações temos mais endereços.

Quer aprender mais sobre o assunto? Participe do Curso Arquitetura e Segurança em Comunicação de Dados aprenda a relação de cada tipo de IP com portas abertas em seu PC, conexões de arquivos maliciosos (como são configurados para visualização externa da rede)  como configurar servidores para permitir que determinada faixa tenha acesso, como fazer um port scan de forma correta a partir de vários pontos de visualização de sua máquina, etc.
Mais informações, clique aqui.
  • 23/03/2014

  • by Insecuritynet

Compartilhar

logo